.
A polêmica em torno do lenço na cabeça em Antuérpia é um dos exemplos das questões com as quais a Europa se defronta. Será que o continente Europeu será capaz de preservar os seus valores - marcados por liberdades - limitando as liberdades pessoais?
.
Administrar a relação com o Islamismo talvez seja o maior desafio com o qual a Europa se depara. Se o continente conseguir preservar os seus próprios valores sem discriminar os muçulmanos, um consenso quanto a valores poderá ser alcançado e os muçulmanos europeus poderão tornar-se um modelo para o mundo muçulmano. Caso fracasse, a Europa poderá trair os seus próprios valores, e os populistas sairão vencedores. As soluções simplistas destes últimos poderão atiçar as chamas do choque de culturas.
.
Há vários argumentos contra os alarmistas que temem que a Europa esteja a caminho de tornar-se uma colônia árabe. A vasta maioria dos muçulmanos se adapta ao seu novo país, são menos religiosos do que nos seus países de origem e aceita a cultura predominante. Além disso, os temores quanto às elevadas taxas de natalidade dos imigrantes muçulmanos mostraram-se exagerados. Na segunda e na terceira gerações, esses índices se mostram próximos da média nacional.
.
Mas às vezes os medos são mais poderosos do que os fatos, e com frequencia uma determinada proibição como a dos minaretes* na Suiça, não tem absolutamente nada a ver com o minaretes propriamente. Nas cidades suíças onde muçulmanos e cristãos coexistem há muito tempo, a iniciativa não conseguiu obter a maioria dos votos. No cantão montanhoso de Appenzel-Innerrhoden, onde só há 500 muçulmanos, 71% dos votos foram favoráveis à proibição dos minaretes.
.
Já em Langenthal, uma pequena cidade rural na qual havia planos para a construção de um minarete, o índice de apoio à proibição foi quase exatamente igual à média nacional suíça.
*minarete: é a torre da mesquita, local do qual se anuncia as cinco chamadas diárias à oração pelos muçulmanos.
Este texto foi produzido com base em matéria dos jornalistas: A. Brandt, M. Evers, J. von Mittelstaedt, M. von Rohr e B. Sandberg