segunda-feira, novembro 02, 2009

"NOVOS ARRANJOS FAMILIARES"

.
Acontece de 04 a 06 de novembro na Pontifícia Universidade Católica do Paraná em Curitiba o Congresso do Núcleo de Bioética de Curitiba. Trata-se de um Congresso de cunho acadêmico e científico. O Núcleo de Estudos em Bioética congrega pesquisadores, profissionais, professores, alunos e demais interessados na matéria. As áreas temáticas propostas para o Congresso estão relacionadas abaixo:

  • Geneísmo; impacto da genética sobre a vida;
  • Pesquisa em embriões humanos;
  • Reprodução assistida;
  • Modelos de família;
  • Aborto;
  • Saúde materno-infantil.

Preparei um artigo para este Congresso e devo comunicá-lo de acordo com a programação no dia 05/11. Associei a problemática dos "Novos Arranjos Familiares" com a Ética Religiosa contemporânea. Abaixo o resumo do artigo inscrito no Congresso:

OS NOVOS ARRANJOS FAMILIARES E A ÉTICA RELIGIOSA CONTEMPORÂNEA

Pela ótica Cristã, a raiz de toda a destruição está no distanciamento ou na ausência do amor nas relações interpessoais, com a natureza, com o Outro e com Deus. Partindo do pressuposto de que tudo que não regenera degenera, perder o sentido da caridade (ou do amor) presente na ética religiosa significaria petrificar ou "coisificar" as relações. Quando nos referimos à ética, contudo, precisamos ter em mente o aspecto religioso e o aspecto social. No aspecto social a ética tem um papel preponderante nas relações sociais, trata-se na verdade de um dos elementos basilares na orientação do sujeito para um processo de humanização. Poderíamos mesmo dizer que a ética social é uma exigência humana para se conquistar a sonhada paz, reduzir e até mesmo dirimir a desigualdade, a corrupção e a destruição do ser humano, da natureza e da própria sociedade. A proposta deste artigo é, em primeiro lugar, procurar um entendimento para ética, tanto segundo o parâmetro social quanto segundo o parâmetro religioso contemporâneo. Em seguida a proposta do texto é apresentar, de forma resumida, os "novos arranjos familiares" destes novos tempos e os conflitos frente à ética, uma vez que, tanto sob o ponto de vista da ética social quanto da ética religiosa o assunto é tratado com muita reserva. A ética religiosa, rigorosa e tradicionalista por natureza, estaria em condições de absorver as mudanças ocorridas na "família"? A pretensão deste artigo é tratar do tema de forma específica, sem contudo, esgotar o assunto.

Palavras chave: ética, ética social e ética religiosa, arranjos familiares.

Visite o site do Congresso: http://www.pucpr.br/congressobioetica2009

Nenhum comentário: