segunda-feira, julho 27, 2009

Economia das Religiões

.
"Economia das Religiões" este é o título de uma pesquisa realizada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas (CPS/IBRE/FGV) e dá continuidade à linha de pesquisa lançada em abril de 2005, intitulada "Retratos da Religião Brasileira". É possível acessar as informações no site da FVG que disponibiliza o mais completo banco de dados da internet brasileira sobre o tema religião.

A pesquisa tem dois objetivos: primeiro começa a testar empiricamente informações acerca das relações entre economia e religião e por outro, segundo seus idealizadores “que o usuário olhe para dados de realidade das religiões desde uma perspectiva própria”. Isto permite a cada interessado traçar o seu próprio roteiro de análise ou que aprofunde questões de pontos abordados na pesquisa.

Os dados apresentados permitem estudar a religiosidade por categoria sócio-econômica e de percepção de condições de vida em nível de cada estado e capital brasileira. A análise realizada é a partir de dados representativos em termos nacionais até então inexplorados e capta inflexões recentes da religiosidade brasileira após a virada do milênio.

Além disso, o acesso da composição religiosa para cada cidade brasileira, regiões administrativas e distritos no caso dos maiores municípios brasileiros a partir do processamento de Censos anteriores e da abertura destas categorias por grupos sociais em cada localidade, ou ainda, por uma abertura fina de denominações religiosas possibilitada pelo tamanho das amostras levantadas.

Quem tiver interesse em aprofundar no assunto acesse com paciência:
.
.

Nenhum comentário: