quarta-feira, setembro 23, 2009

QUAL O LUGAR DA MULHER?


Qual o papel da mulher na Igreja? Podem elas ser ordenadas como pastoras, presbíteras e diaconisas? Nas últimas décadas este polêmico assunto tem ocupado o centro do debate entre protestantes ao redor do mundo. Não raro, o assunto tem dividido igrejas e denominações.

De forma abrangente, são duas as correntes básicas que norteiam essa discussão: os igualitaristas e os diferencialistas. Os primeiros afirmam que Deus originalmente criou o homem e a mulher iguais; a subordinação feminina foi parte do castigo divino por causa da queda, com conseqüentes reflexos sócio-culturais. Essa corrente considera que em Cristo, essa punição (e seus reflexos) é removida tendo as mulheres, direitos absolutamente iguais aos dos homens para ocupar qualquer cargo na Igreja.

Os diferencialistas, por sua vez, entendem que desde a criação — e, portanto, antes da queda — Deus estabeleceu papéis distintos para o homem e para a mulher, visto que ambos são peculiarmente diferentes. Ou seja, o homem e a mulher, com suas características e funções distintas, são complementares.

Para essa corrente, no entanto, as diferenças de funções não implica em diferença de valor ou em inferioridade de um em relação ao outro, bem como, as conseqüentes diferenças sócio-culturais nem sempre refletem a visão bíblica da funcionalidade distinta de cada um.

Resumindo: os diferencialistas defendem que a diferença de papéis e igualdade ontológica (do ser) são duas verdades perfeitamente compatíveis e bíblicas, enquanto que os igualitaristas afirmam que diferença de papéis implica inevitavelmente em julgamento de valor.
.
Você é diferencialista ou igualitarista?
.

Nenhum comentário: