sábado, abril 25, 2009

III SIMPOSIO INTERNACIONAL SOBRE RELIGIOSIDADES...

O III Simpósio Internacional sobre Religiosidades, Diálogos Culturais e Hibridações, promovido pelo Departamento de História e Direito (da UFMS) e pela ANPUH - Núcleo de Mato Grosso do Sul, aconteceu na cidade de Campo Grande dos dias 21 ao dia 24 de abril.

Reuniram-se, durante o evento, inúmeros acadêmicos, pesquisadores e professores de diversas áreas para debater temas que variavam de Ciências da Religião, Filosofia, História, Teologia, Ensino Religioso, Literatura etc. Foram dias de intenso debate que reuniu pesquisadores de todos os cantos do Brasil.

O grupo Coordenado pelo Professor DR. Reinaldo Olecio Aguiar, reuniu pesquisadores em torno do tema: PROTESTANTISMO, PENTECOSTALISMO E NEOPENTECOSTALISMO e teve agenda repleta no três dias de exposição. Foram discutidos temas como: Neopentecostalismo e Pós-modernidade, Protestantismo e Cultura Brasileira, O protestantismo nas páginas de um jornal católico do Século XIX, Sociabilidade esportiva da Renascer em Cristo e Bola de Neve, dentre outros temas que geraram bastante interesse entre os participantes, como por exemplo, a Igreja Mundial do Poder de Deus o mais novo sucesso midiático nacional. O destaque em minha opinião, foi o número de trabalhos (4) voltados para as Assembléia de Deus, denominação Pentecostal (tradicional) que no próximo ano (2010), completa 100 anos de chegada ao Brasil e a perspectiva de uma monografia inovadora aliando Literatura e Religião, intitulada: Sociedade Fáustica e o novo protestantismo brasileiro por um grupo de acadêmicos de Goiás.
  • Parabenizo a toda a organização do evento, principalmente ao Professor Dr. Jerry Roberto Marin pelo sucesso e também ao Professor Reinaldo, pela brilhante condução dos debates no grupo destacado acima. Saúdo os colegas: Marcos Nicolini, Reinaldo Aguiar, Alceste Pinheiro, Ronald Apolinário de Lira, Jonatas Silva Meneses, Ademar Alves da Silva, Dennis Rodrigo Damasceno Fernandes, Andre Dioney Fonseca, Marcos Cristiano Reis, Ricardo Bitun e Marcilene Nascimento de Farias.

Nenhum comentário: