sexta-feira, maio 29, 2009

UM EVENTO INUSITADO!!!!

Não tenho outra frase melhor pra definir uma série de debates que tive o prazer de participar no dia de ontem (28/05/09) no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná.
-
O EVENTO - Seminário Ciência, Religião e Desenvolvimento Geografia, Religião e Desenvolvimento
-
O inusitado se caracteriza por alguns aspectos marcantes, se não vejamos: a UFPR é um marco de pesquisa científica dos mais importante deste país, quanto a isso não paira dúvida nenhuma. Também não paira dúvida nenhuma acerca de que estamos falando aqui de uma das Instituições que mais preservaram o laicidade como traço marcante em sua trajetória. Se não bastasse as evidências acima, o que de fato chamou muito a atenção foi a inclusão da Religião num Seminário que trata de Ciência e Desenvolvimento, promovido pelo Departamento de Geografia. O responsável pela "façanha", foi o Prof. Dr. Sylvio Fausto Gil Filho a quem parabenizo pela ousadia.
-
Eu tive que conferir, afinal, como estudioso de Religião, não dá pra perder oportunidades como essa. Fiquei muito impressionado com o que ouvi, por parte dos acadêmicos convidados. Pontos de vistas diversificados. Experiências riquíssimas e o reconhecimento de que a ciência tem o seu limite e que a contribuição da religião é fundamental para construir um Desenvolvimento Sustentável.
-
Valeu a pena!! Parabéns a todos os organizadores e a todos os debatedores que relaciono abaixo:
-
Prof. Dr. Luis Lopes Diniz Filho (DGEOG -UFPR)
Prof. Dr. Wolf-Dietrich Sahr (DGEOG -UFPR)
Prof. Iradj Roberto Eghrari (Instituto de Estudos sobre a Prosperidade Global)
Prof. Dr. Sylvio Fausto Gil Filho (DGEOG-UFPR) (coordenação)
Profª Drª Araci Asinelli da Luz (Educação - UFPR)
Prof. Dr. Euclides Machi (História - UFPR)
Prof. Dr. Feizi Milani (INPAZ)
Prof. Dr. Sergio Junqueira (Educação - coordenação PUC-PR)
Gilberto Palma (INSTITUTO ÁGORA)
-

2 comentários:

Iradj Eghrari disse...

E convido a todos que queiram se aprofundar nas discussões promovidas no seminário aqui destacado para visitarem o blog www.cienciaereligiao.org.br

Gloecir Bianco disse...

Profº Iradj,

Gostaria de agradecer seu comentário no BLOG do RELIGARE. Gostei também das informações disponíveis no SITE: www.cienciaereligiao.org.br - parabéns pela iniciativa e pela sua fala equilibrada no evento da UFPR.