domingo, junho 21, 2009

"e-judaísmo"

.
Tratamos nas últimas postagens do espaço que as religiões têm ocupado na WEB. Como se pôde constatar, algumas vertentes do Cristianismo criaram verdadeiros “templos virtuais” que permitem ao “crente” seguir todos os passos e todos os rituais da religião sem sair de sua casa, da frente do computador.
.
Duas das três grandes religiões do mundo: Cristianismo e Islamismo receberam postagens com riquíssimo conteúdo tanto para quem é apenas curioso, quanto para pesquisadores desejosos de aprofundar um pouco mais nestas religiões. Estes conteúdos postados, contudo, estão longe de esgotar todos os endereços que tratam destas religiões na WEB.
.
A terceira grande religião que trataremos hoje e que também já se encontra na WEB é o Judaísmo a mais antiga das quatro religiões monoteístas do mundo e a que tem o menor número de fiéis dentre elas. Ao todo somam aproximadamente de 12 a 15 milhões de seguidores.
.
Atualmente, a maioria dos judeus vive em Israel e nos Estados Unidos. Na Europa, a maior comunidade judaica encontra-se na França. O judaísmo não é uma religião missionária, à procura de converter pessoas. Aqueles que se convertem, no entanto, devem observar os preceitos da Torá (a lei judaica), que incluem, entre outras coisas, a circuncisão masculina.
.
Na WEB é possível ter contato e aprender sobre essa religião. Basta acessar o portal: webjudaica e entrar no mundo da religião, no mundo do Judaísmo. O site traz o calendário das festas e as instruções sobre seus significados, letras de músicas, biografias e, como não podia deixar de ser, uma livraria virtual.
.
Outro endereço com inúmeras informações sobre o Judaísmo é: judaismo-iberico, aqui o visitante pode ter contato com a Bíblia hebraica e a Torá traduzidos para o português e para o castelhano.
.

Nenhum comentário: